Home | 4 mirantes em Florianópolis para você se apaixonar

4 mirantes em Florianópolis para você se apaixonar

O que são os mirantes de Florianópolis

Os mirantes de Florianópolis servem para a observação das praias, do mar e da cidade, além de tirar fotografias incríveis. A geografia de morros e aclives de Florianópolis ajudaram a desenvolver os principais mirantes naturais da ilha. Por conta disso, eles geralmente são envoltos de muita natureza e trazem um encanto a mais aos visitantes.


Ajustados para entrar em harmonia com a natureza, os mirantes de Florianópolis dividem-se por todas as regiões. Alguns contam com infraestrutura para turistas, como lanchonetes e lojas de souvenirs, outros são literalmente em meio à natureza e pouco visitado. 

Como a ilha de Florianópolis é bem grande, os mirantes não costumam ficar próximos uns aos outros. Assim, você pode separar um dia para conhecê-los e ter um meio de transporte adequado para fazer os trajetos, que podem passar dos 30km facilmente. Ou juntar alguns que são mais próximos, como os da região da Lagoa da Conceição e visitar as praias ao redor no mesmo dia. Para não ter erros, é importante montar um roteiro em Florianópolis! Então, vamos as dicas?

Mirantes em Florianópolis para adicionar no seu roteiro

A maioria dos mirantes em Florianópolis é voltado para as praias, mas um dos mais famosos tem uma vista completamente diferente. É o caso do mirante do Morro da Cruz, localizado na região central da ilha, sendo de fácil acesso aos turistas. 

Inaugurado em 1984, o mirante tem 285 metros de altura e tem uma visão privilegiada da cidade. É possível observar as pontes que unem continente e ilha, além de ter uma vista incrível da beira-mar da capital.

Para os amantes de arquitetura, é um ótimo passeio para observar a estrutura de casas e prédios de Florianópolis. O mirante é muito apreciado tanto por turistas quanto por moradores, principalmente no entardecer, graças à vista do pôr do sol de tirar o fôlego.

Você pode acessá-lo de carro e de ônibus, até mesmo a pé, mas não recomendamos por ser uma subida considerável. Para chegar ao mirante em Florianópolis de ônibus, é necessário ir até o Terminal Integrado do Centro (TICEN) e pegar o “Morro da Cruz”.

imagem do mirante do Morro da Cruz em Florianópolis

Mirante da Lagoa da Conceição

Sem sombra de dúvidas, o mirante da Lagoa da Conceição é um dos mais bonitos de Florianópolis. Não é à toa que é um dos mais visitados pelos turistas, uma vez que oferece uma vista incrível da Lagoa e também das dunas da praia da Joaquina

O local é ideal para tirar fotos panorâmicas e apreciar momentos para relaxar com a brisa da Lagoa da Conceição. Para os amantes das souvenirs, é bem comum encontrar vendedores no mirante, principalmente entre os meses de dezembro e fevereiro. No entorno do local também é possível encontrar restaurantes e um amplo estacionamento.

Uma diversão à parte é colocar uma moeda no binóculo e observar de uma maneira diferente a beleza da paisagem. Vale a pena separar uma moedinha para a experiência!

Se você gosta de esportes radicais, acrescente no seu roteiro uma visita à rampa de parapente do Morro da Lagoa, que fica bem próxima ao mirante. Segundo os praticantes de voo do local, a melhor época para aproveitar é entre setembro e maio. 

imagem do mirante da Lagoa da Conceição em Florianópolis

Mirantes de Floripa: Barra da Lagoa

Próximo à Lagoa da Conceição, temos duas praias de Florianópolis bem famosas: a Barra da Lagoa e a praia Mole. A trilha que leva ao mirante da Boa Vista fica justamente entre as duas, proporcionando uma bela vista do local. O trajeto do mirante da Barra da Lagoa tem início na praia que leva o mesmo nome, após a travessia da ponte do canal da Barra. Basta seguir as orientações nos muros, que mostram o caminho inicial da trilha.

Preste bem atenção para estar equipado com água, protetor solar, repelente e roupas confortáveis. Além disso, é importante estar com um calçado apropriado para trilhas ou ao menos um tênis que não escorregue. O caminho não é considerado de alta complexidade, todavia é interessante ter um preparo físico razoável, pois algumas partes são íngrimes.

De resto, aproveite o percurso, tire muitas fotos e admire a paisagem natural e o sossego do barulho do mar e do vento. Por fim, a trilha se encerra na praia mole e lá mesmo você já pode aproveitar para dar um mergulho refrescante no mar.

Na Barra da Lagoa também existe o mirante do Ponto de Vista, que não é tão alto quanto o da Boa Vista. Se você não é adepto de trilhas, esse mirante em Florianópolis pode ser uma ótima opção para tirar fotos bonitas e aproveitar a paisagem da capital catarinense. Ali você pode estacionar o seu carro e aproveitar alguns restaurantes que ficam na região do Mirante do Ponto de Vista.

Mirante da Praia Brava

Partindo para o norte da ilha de Florianópolis, temos o mirante da Praia Brava, localizado em uma baía cercada de morros.  O mirante não possui estrutura construída ao seu redor, o que traz um contato ainda maior com a natureza. 

Assim como no Mirante da Lagoa, aqui você também pode fazer um voo de parapente duplo, que leva até a beira da praia. Localizado no ponto mais alto da Avenida Epitácio Bittencourt, única ligação à praia, ele conta com um pequeno estacionamento e uma vista de encher os olhos.

Para quem deseja passar o resto do dia no bairro, o lazer fica por conta de bares à beira mar que proporcionam diversão e festas. Além disso, vale a pena visitar outras praias do litoral norte de Florianópolis, como Jurerê Internacional, Canasvieiras e a praia dos Ingleses. Dessa forma, a visita ao mirante da Praia Brava é um convite para conhecer outras paisagens incríveis!

imagem do mirante da Praia Brava em Florianópolis

Mirante do Morro do Lampião

Saindo do norte e indo bem ao sul da ilha, chegamos a um dos bairros que mais cresce em Florianópolis, o Campeche. Além de uma praia maravilhosa, a região ainda tem como atração a Ilha do Campeche, conhecida como um pedaço do Caribe em solos catarinenses.

Depois de aproveitar essas praias – que recomendamos fortemente – você pode separar um tempo para fazer a trilha que leva à Pedra do Urubu, localizada bem no alto do Morro do Lampião. 

A trilha é considerada de fácil complexidade, levando em torno de 20 a 30 minutos de caminhada pelos 1.3 km de extensão. Apesar de ser uma subida, o caminho é fácil e bastante aberto. 

Assim que você chegar na Pedra do Urubu, terá uma vista incrível do bairro e da Ilha do Campeche. No local você pode observar o estádio do Avaí, o aeroporto Hercílio Luz e a praia da Armação.

Mirante do Morro das Pedras

O mirante do Morro das Pedras fica localizado na praia da Armação, uma das mais bonitas do sul da ilha de Florianópolis. Muitas vezes ele é, inclusive, chamado de mirante da praia da Armação por conta da sua localização. Para acessar o local, basta percorrer a SC-405 em direção à Armação e ficar atento às placas na sua direita.

O mirante em Florianópolis fica em uma propriedade que abriga a Casa de Retiros Vila Fátima, conhecido por ser um local religioso e de retiro espiritual. A arquitetura da propriedade por si só é muito bonita e você pode se encantar por ela. Mas, claro, o ponto alto é o mirante do Morro das Pedras.

Além da beleza da praia da Armação, também é possível vislumbrar uma pequena parte da Lagoa do Peri. Esse é um passeio bastante recomendado para turistas que visitam Florianópolis por exemplo. Por fim, um bônus bem interessante: caso você esteja viajando entre junho e novembro, é possível acompanhar a chegada das baleias Francas que visitam anualmente o litoral catarinense. É um festival à parte!

Bônus: mirante em Florianópolis com trilha longa

Diferente dos outros mirantes de Florianópolis citados aqui, o Morro da Lagoinha do Leste exige uma trilha mais pesada. Todavia, você será muito recompensado assim que chegar na pedra do Morro da Coroa e vislumbrar uma das vistas mais bonitas de Florianópolis.  

A praia da Lagoinha do Leste é uma das mais preservadas da capital catarinense, sendo completamente rodeada por vegetação natural. Ou seja, não há estrutura de lojas ou restaurantes na região. Dessa forma, não esqueça de levar lanches e água, muita água para o caminho!

Você pode acessar o mirante por duas trilhas diferentes: pela praia do Pântano do Sul e pelo Matadeiro. Optando pelo primeiro caminho, você chegará mais rápido ao destino, mas a caminhada é praticamente toda dentro da mata nativa. Assim, leve repelente e use roupas que possam lhe proteger. 

Por outro lado, indo pelo Matadeiro a caminhada pode durar até 3 horas ou mais, dependendo do ritmo. O lado positivo é que a vegetação é mais aberta, desse modo você pode ir fazendo pausas enquanto caminha para apreciar as vistas. Portanto, vale escolher o que melhor se encaixa com o seu estilo de vida!

Independente de qual trilha em Florianópolis você escolher, ou até mesmo qual mirante você visitar, a sua viagem para a capital catarinense será incrível. Se você ficou com dúvidas sobre o nosso conteúdo ou quer saber mais sobre onde se hospedar em Florianópolis, entre em contato conosco! Estamos sempre atentos às melhores dicas.

    by
  • Paulo Teixeira Pavão

    Paulo Teixeira Pavão é natural de Porto Alegre / RS, apaixonado por esportes, praia e sua família. Frequenta a praia de Jurerê e Florianópolis desde 1975. Há mais de 30 anos trocou Porto Alegre e veio morar e trabalhar em Jurerê. Apaixonado por Jurerê e Florianópolis, é cliente e frequentador assíduo das principais atrações, comércios, restaurantes e experiências que a região oferece.

Deixe um comentário

ONDE ESTAMOS

Rua Jorge Cherem, 184 - Jurerê Florianópolis / SC
88053-620

Ir com Google Maps

Ir com Waze

ATENDIMENTO AO CLIENTE

+55 (48) 3282-5522

[email protected]

REDES SOCIAIS