Home | O que fazer na praia: 5 atividades físicas para você se divertir

O que fazer na praia: 5 atividades físicas para você se divertir

Responder a pergunta sobre o que fazer na praia é simples. São muitas atividades que você pode desempenhar nas areias, sejam elas brincadeiras com as crianças ou com os seus amigos. Para animar o seu roteiro de viagens, vamos deixar 5 dicas especiais para quem quer saber o que fazer na praia!

Claro que você não precisa ficar restrito às nossas indicações aqui. O ideal é que nos seus dias de descanso, você desfrute ao máximo das melhores companhias e atividades. Portanto, tudo isso depende do seu gosto pessoal. Partindo disso, já dá até para imaginar um sol gostoso na pele, o barulho das ondas do mar, não é mesmo? Até já deu para sentir um pequeno momento relax! Então, vamos às dicas?


O que fazer na praia: dicas para a prática esportiva

Muitas atividades físicas e recreativas tornam-se mais agradáveis e saudáveis à beira-mar. Segundo pesquisadores, realizar uma atividade na orla marítima diminui a produção do hormônio do estresse, o cortisol, além de aumentar sua sensação de relaxamento com o som vindo das ondas. Inclusive, muitas pessoas gostam de meditar com o barulho do mar e não é à toa. Ele realmente pode acalmar bastante e nos ajudar a nos concentrar.

Além disso, pegar um sol na praia também pode aumentar os níveis de vitamina D no seu organismo. Mas lembre-se sempre de usar protetor solar adequado à sua pele e que realmente o proteja dos raios solares nocivos. Dito isso, vamos as nossas primeiras recomendações para descobrir o que fazer na praia.

Primeiros cuidados

Além do protetor solar que já falamos, existem outros cuidados que devemos ter antes de nos aventurarmos em atividades físicas. Antes de realizar qualquer prática que exija aumento na sua resistência muscular e respiratória, procure pelo seu médico. Sempre procure orientações corretas e de profissionais habilitados para isso.

Outro ponto muito importante antes de listar o que fazer na praia é lembrar sempre da hidratação. Beba água suficiente para não desidratar seu corpo, não espere sentir sede. Mas também evite uma ingestão super rápida ou excessiva de água uma vez só. Equilíbrio é o importante aqui.

Por fim, roupa confortável e adequada é fundamental. A sua temperatura corporal vai elevar e, mesmo sendo fofa, a areia pode provocar lesões na coluna e nos pés. Portanto, vista roupas leves e tênis adequados.

O que fazer na praia: caminhada e corrida

A caminhada e a corrida na praia são exercícios democráticos, já que só requerem força de vontade, roupa e tênis confortáveis. Além disso, a areia fofa da praia aumenta sua resistência na passada, tornando seu exercício mais intenso.

Comece intercalando 05 minutos de caminhada por 02 de corrida, até fechar 30 minutos diários de exercícios. Caso você esteja em uma viagem para a praia, não force o seu organismo. Dessa maneira, prefira sempre ficar em uma caminhada lenta até o seu corpo se acostumar.

Para caminhar, você pode fazer descalço e sequer sujar os seus tênis. Assim, ao longo da sua viagem você não precisa se preocupar em ficar tirando a areia do sapato a todo instante.

imagem-pessoa-correndo-praia

Atividade física para relaxar

A Yoga é uma das atividades físicas mais indicadas para quem gosta de exercícios de relaxamento. Mas ela não é só isso! Existem muitos exercícios da prática que exigem força, equilíbrio e resistência. Ou seja, a yoga pode acabar te surpreendendo!

Agora imagine unir os benefícios da prática com um cenário paradisíaco das praias brasileiras? Como qualquer outra atividade, busque estar acompanhado de um instrutor ou praticante de Yoga. Dessa forma, você garante que está fazendo as posturas de maneira correta, sem correr os riscos de lesões.

No término da sua atividade, você pode se deitar em uma canga e tirar alguns minutinhos para praticar a meditação. Caso você não seja praticante de meditação, fique tranquilo: é comum não conseguir se concentrar 100% nas primeiras práticas. Dessa forma, tente apenas aproveitar o momento!

O que fazer na praia: treino funcional

Já faz academia? Ótimo, use seus ensinamentos e aplique-os na areia da praia com um treino funcional. Serão os mesmos exercícios com o clima e a beleza do mar á sua frente.

Saltos, agachamentos, flexões de braço, polichinelos, tudo é bem-vindo, desde que com a indicação e acompanhamento de um profissional de saúde. Inclusive, em várias cidades do Brasil, instrutores de academia têm dado aulas de funcional nas areias da praia. Isso estimula o aluno a aproveitar mais o tempo ao ar livre.

Assim, você pode aproveitar para conhecer uma praia nova na cidade que você está visitando e ainda conhecer pessoas novas de uma academia. Sendo assim, você pode marcar uma aula experimental e aproveitar para treinar com segurança durante a sua viagem!

Esportes em grupo

Conseguiu reunir a galera ou fez conhecidos na praia, ótimo! Aproveite este encontro para praticar esportes coletivos como vôlei ou futebol. Por exemplo, exercícios de explosão muscular e aeróbicos, com aumento do nível da atividade cardio respiratória à beira-mar são excelentes.

Não reuniu tanta gente? Sem problemas, se você e seu companheiro e companheira estão juntos, um belo frescobol é diversão e exercício garantidos. Outra atividade interessante e que hoje em dia está muito na moda é o beach tennis! São milhares de escolas espalhadas pelo país e nem precisa necessariamente praticar em uma cidade que tenha praia. Mas, é claro, com o barulho do mar e a água geladinha para se refrescar, fica tudo muito melhor!

Por fim, não esqueça, é preciso atentar para hidratação e alongamentos após as atividades.

imagem-jogo-volei-praia

Esportes aquáticos

Se está na praia, por que não entrar nela e realizar uma atividade? O standup paddle é um exercício completo, que trabalha músculos de diferentes regiões do corpo com impacto zero. Uma boa dica é fazer aulas antes, para ajudar no equilíbrio e maximizar o tempo e o exercício na água. Além de ser um ótimo entretenimento. Ou seja, vale muito a diversão.

Não vai andar de StandUp? Sem problemas. Nadar é um exercício completo. Todavia, esteja ciente: o mar é perigoso e, em qualquer sinal de problema, saía imediatamente da água. Também fique atento nas placas de sinalização ou nas indicações dos guarda-vidas. Dessa forma, a sua atividade na praia será segura e proveitosa!

E é com essa dica que terminamos a lista com o que fazer na praia. Existem outras atividades, como a bocha, por exemplo. Mas como dissemos, o importante aqui é fazer o que você gosta, o que o seu corpo permite, além de praticar tudo com segurança e respeito aos outros turistas e moradores que estão na praia.

Se você está afim de planejar uma viagem para Florianópolis e conhecer praias incríveis, entre em contato conosco! Estamos à disposição para ajudar na elaboração do seu roteiro.

    by
  • Paulo Teixeira Pavão

    Paulo Teixeira Pavão é natural de Porto Alegre / RS, apaixonado por esportes, praia e sua família. Frequenta a praia de Jurerê e Florianópolis desde 1975. Há mais de 30 anos trocou Porto Alegre e veio morar e trabalhar em Jurerê. Apaixonado por Jurerê e Florianópolis, é cliente e frequentador assíduo das principais atrações, comércios, restaurantes e experiências que a região oferece.

Deixe um comentário

ONDE ESTAMOS

Rua Jorge Cherem, 184 - Jurerê Florianópolis / SC
88053-620

Ir com Google Maps

Ir com Waze

ATENDIMENTO AO CLIENTE

+55 (48) 3282-5522

[email protected]

REDES SOCIAIS