Home | 5 dicas de onde ir em Florianópolis

5 dicas de onde ir em Florianópolis

A ilha da magia tem uma extensão de 675,4 km², com todo esse espaço, onde ir em Florianópolis para explorar os melhores pontos turísticos, praias e lugares mais interessantes? Fique tranquilo que a gente vai responder essa dúvida neste post. Então já pode ir preparando a listinha com o seu roteiro em Florianópolis!

Primeiramente, já podemos deixar avisado que visitar Florianópolis sem um roteiro é perda de tempo e receita certa para deixar de conhecer lugares incríveis. Dessa forma, se você quiser aproveitar ao máximo a capital catarinense, é importante se organizar e conferir as dicas de onde ir em Florianópolis e quais as melhores praias.


Assim, listamos abaixo alguns lugares, não apenas pontos turísticos, para você apreciar de dia e à noite, com sol ou chuva.

Onde ir em Florianópolis de dia

Sem sombra de dúvidas, as praias de Florianópolis são as melhores opções para visitar ao longo do dia na capital catarinense. Existem praias para todos os tipos de gostos, desde aquelas onde as ondas são bem calmas, até as ideias para a prática de surf em Florianópolis, como o Campeche e a Joaquina.

Porém, não é todo mundo que gosta deste tipo de passeio, então separamos outras opções para aquelas pessoas que gostam de museus, praças, parques, entre outros.

Florianópolis: onde ir em Jurerê

Começando pelo norte da Ilha, Jurerê é um bairro nobre planejado, com mansões, beach clubes, artistas nacionais e internacionais que se hospedam e até mesmo tem casas nessa região. Outras ótimas opções também são as praias próximas a Jurerê.

Além disso, o bairro planejado conta com áreas verdes incrivelmente belas, propícias para uma boa caminhada. Você também pode conhecer o Open Shopping, que fica ao ar livre, com lojas, restaurantes e bazares. Essas são algumas das nossas dicas de onde ir em Jurerê durante a sua viagem a Florianópolis.

Onde ir em Florianópolis: Fortaleza de São José da Ponta Grossa

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa oferece muita beleza e história. Fica ao lado da praia de Jurerê e integrava bases de defesa de Florianópolis no período colonial. Assim, é composto por um harmonioso conjunto arquitetônico circulado por muralhas, que abrigam a Casa do Comandante, o Paiol de Pólvora, a Capela, entre outros.

imagem da Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Barra da Lagoa

A Barra da Lagoa encanta, com seus restaurantes próximos e lojinhas de artesanatos encantam a qualquer um que passe, mas, o mais interessante é o farol próximo a praia, um bom ponto para tirar algumas fotos.

E ainda tem a possibilidade de fazer uma trilha até as piscinas naturais, escondidas após passar pela passarela que liga a barra da lagoa e um conjunto de casas onde o único meio de acesso é a pé.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar tem um bom acervo histórico sobre as tartarugas marinhas, além de contribuir com uma causa social, você adquire conhecimento, se diverte e vai ter muita história pra contar, depois de visitá-lo.

imagem de tartaruga marinha do Projeto Tamar
Tartaruga Marinha – Projeto Tamar

Onde ir em Florianópolis à noite

A ponte Hercílio Luz à noite quando iluminada é fantástica, principalmente após a reforma recente. O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro de Florianópolis. Além disso, na área também estão situados o Museu da Ponte e o Parque da Luz.

imagem da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis
Ponte Hercílio Luz

Ainda falando da região central de Florianópolis, a Beira-Mar Norte é ideal para uma caminhada à noite, já que no verão o sol escaldante não é uma opção tão agradável. O ambiente é bastante movimentado, então você pode ter uma caminhada bem segura – e saudável. Além disso, também existem bares e restaurantes ao longo da orla, para dar aquela pausa necessário e beber alguma coisinha.

Para quem gosta de algo mais nesse estilo badalado, a Lagoa da Conceição é um prato cheio, com bares, baladas e restaurantes. Você também pode voltar para Jurerê, onde ocorrem as principais festas de Florianópolis. Acima de tudo, o que você pode ter certeza é que encontrará lugares incríveis em Jurerê.

Por fim, para quem gosta de história, o Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa são bairros cheios de cultura. A arquitetura das casas e a disposição das ruas, com restaurantes típicos e uma linda vista para o mar tornam o passeio ainda mais encantador.

Onde ir em Florianópolis com chuva

O nosso roteiro de chuva se concentra na parte central da cidade, onde os pontos turísticos são próximos e podem ser feitos a pé. Começando pelo Mercado Público, uma referência da cidade, conta com várias lojas de produtos locais, além de bares e restaurantes.

Você pode continuar o seu roteiro pela Casa da Alfândega, que fica ao lado do Mercado Público, onde concentra artesãos locais e com frequência, exposições de artistas locais. Rumando em direção à Praça XV, conheça a Catedral Metropolitana voltada a Nossa Senhora do Desterro, uma edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Por fim, no Centro também há o Palácio Cruz e Sousa, que funciona como museu desde 1986. Além da arquitetura belíssima, você pode contemplar as exposições que a instituição recebe com frequência. Vale bastante a pena conferir!


Está pensando em passar as férias por aqui? Temos uma dica! Preparamos um post para você organizar sua viagem de férias. Já veio a Floripa ou ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentário logo abaixo!

    by
  • Paulo Teixeira Pavão

    Paulo Teixeira Pavão é natural de Porto Alegre / RS, apaixonado por esportes, praia e sua família. Frequenta a praia de Jurerê e Florianópolis desde 1975. Há mais de 30 anos trocou Porto Alegre e veio morar e trabalhar em Jurerê. Apaixonado por Jurerê e Florianópolis, é cliente e frequentador assíduo das principais atrações, comércios, restaurantes e experiências que a região oferece.

Deixe um comentário

ONDE ESTAMOS

Rua Jorge Cherem, 184 - Jurerê Florianópolis / SC
88053-620

Ir com Google Maps

Ir com Waze

ATENDIMENTO AO CLIENTE

+55 (48) 3282-5522

[email protected]

REDES SOCIAIS