Home | As melhores praias do norte de Florianópolis

As melhores praias do norte de Florianópolis

As praias do norte de Florianópolis são as que mais possuem infraestrutura na capital catarinense. Isso se dá pelo crescimento geográfico da região, que ocorreu antes das outras praias, muito por conta do turismo. Assim, além de encontrar muita beleza nas praias do norte de Florianópolis, você também terá à sua disposição mercados, festas, farmácias, shoppings, entre outros. Então, vamos conhecer as principais praias de Florianópolis?

Como dissemos, a região conta com muita infraestrutura, principalmente ótimas opções de hospedagem em Florianópolis, além de uma gastronomia muito forte. Sendo assim, além de falar sobre as belezas das praias, vamos trazer informações do que você pode fazer nas melhores praias do norte de Florianópolis.


Melhores praias do norte de Florianópolis

Primeiramente, podemos dizer que as praias do norte da ilha de Florianópolis diferem entre si pelo estilo e história, mas guardam algo em comum: o mar calmo. Ou seja, se você gosta de tomar um banho de mar mais tranquilo, essa região é ótima para o seu gosto pessoal!

Contornando o litoral norte da ilha podemos acompanhar, além de belas paisagens naturais, o mar calmo e transparente, convidativo para o lazer e a prática de esportes como stand up paddle e natação.

É claro que existem exceções e vamos falar sobre aqui neste post também. Acompanhe aqui embaixo!

Praia de Jurerê: uma das principais praias de Florianópolis

É quase impossível você já ter ouvido falar sobre Florianópolis e nunca ter escutado sobre a fama de Jurerê Internacional ou apenas Jurerê. O bairro é dividido entre Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional, com a praia mais visitada e famosa do litoral norte da ilha. 

Não há uma diferença entre Jurerê Internacional e Jurerê, sendo apenas uma delimitação no próprio bairro. Então fique tranquilo, você pode visitar ambas as regiões em uma breve visita pelo bairro.

Praia de Jurerê Internacional

Cartão postal por suas mansões e carros importados, Jurerê Internacional é também exemplo de ações voltadas para ecologia e planejamento urbano. Tendo suas ruas planejadas, possui sistema próprio de tratamento de esgoto e sistema único de segurança, com ruas monitoradas por câmeras e serviço particular.

Muito porque a praia é destino de celebridades nacionais e internacionais, que vêm em busca do mar calmo, transparente e das festas famosas em Jurerê geralmente realizadas nos Beach Clubs. Em falar em praia, essa também oferece lazer para toda família, tanto na beira-mar quanto em sua estrutura turística.

O mar é bastante calmo e cristalino, sendo perfeito para um banho de mar nos dias quentes do verão em Florianópolis. A areia da praia de Jurerê costuma ser bem fofa e não incomoda os pés, além de ter uma grande faixa de areia para as centenas de turistas aproveitarem.

Além disso, um dos passeios preferidos dos turistas é visitar os bares de Jurerê famosos. É possível fazer um tour pela região com tanto lugar bom para aproveitar um happy hour em Florianópolis com os amigos ou até mesmo com a família. Por fim, aproveite para conhecer os restaurantes de Jurerê e se apaixonar pela cozinha especializada em frutos do mar.

Santo Antônio de Lisboa

Com vista para a Baía Norte, Santo Antônio de Lisboa é conhecida por suas ruas estreitas e seus prédios que remetem ainda ao século XIX.

A praia é um dos cartões postais mais visitados da Ilha, com seus costumes e atividades que remetem aos primeiros imigrantes açorianos da região. Pontos históricos muito apreciados como, por exemplo, a primeira rua calçada de Floripa, feita para receber o imperador D. Pedro II. Assim como a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, construída ainda no século XVIII.

Seus bares e restaurantes complementam a visita, servindo o que há de melhor em ostras e pescados da região.

imagem da Igreja Nossa Senhora das Necessidades
Igreja Nossa Senhora das Necessidades em Santo Antônio de Lisboa

Sambaqui

A apenas 2km de Santo Antônio de Lisboa, a praia de Sambaqui é uma ótima opção para quem quer um lugar tranquilo e simples para fazer um passeio ou apenas aproveitar alguns momentos à beira-mar.

Conhecida por ser um vilarejo de pescadores e por sua encantadora cultura de origem açoriana, ainda presente em sua gastronomia e costumes, atrai muitos turistas.

imagem da praia de Sambaqui
Praia de Sambaqui

Da praia, podem ser avistadas a Avenida Beira-mar Norte, as pontes que ligam a ilha ao continente e as regiões continentais ao norte de Florianópolis.

Praia da Daniela

Já ouviu falar de praias que mais parecem uma piscina de tão agradável que é o mar? Esse é o caso da praia da Daniela, uma das mais famosas do norte de Florianópolis. 

Por conta da tranquilidade, da temperatura agradável da água e da beleza natural, a praia da Daniela é muito procurada por pescadores e por famílias que buscam um período de paz e diversão.

imagem da Praia da Daniela
Praia da Daniela

O bairro conta com bastante infraestrutura, como mercados, restaurantes, hotéis, lojas, entre outros. Então você não terá dificuldades visitando a praia da Daniela em Florianópolis. 

Praia do Forte

Bem do ladinho da praia da Daniela, a praia do Forte com sua grande faixa de areia e suas águas mornas e calmas atrai principalmente quem quer relaxar e passar momentos de tranquilidade.

O cultivo de ostras e mariscos é motivo de grande movimento de pescadores na área, que complementam a paisagem natural e característica.

É nessa praia que se encontra o Forte de São José da Ponta Grossa, construído entre 1739 e 1745 pelos portugueses, daí o nome Praia do Forte. O ingresso para conhecer o ponto turístico custa em torno de R$ 5, sendo uma ótima opção de passeio para a sua viagem a Florianópolis.

imagem do Forte de São José da Ponta Grossa
Forte de São José da Ponta Grossa

Praia de Canasvieiras: uma das principais praias do norte de Florianópolis

Definitivamente uma das praias mais movimentadas do norte da Ilha, Canasvieiras se destaca por seu comércio e atividades de lazer. Além disso, a praia também tem como característica um mar calmo, cristalino e com uma enorme faixa de areia para você aproveitar com amigos, família ou até mesmo sozinho.

Muito frequentada por turistas do Conesul (países que fazem parte do sul da América do sul), conta com um serviço bilíngue e muito hospitaleiro, assim como a praia dos Ingleses.

Tanto de dia como de noite, a praia proporciona várias opções de entretenimento e gastronomia. Sem sombra de dúvidas, uma das atividades mais procuradas por turistas são os passeios de barco em Canasvieiras.

imagem de passeios de escuna em Canasvieiras
Passeios de Escuna em Canasvieiras

É do trapiche à direita da praia que saem diversas embarcações diariamente para conhecer o litoral de Florianópolis e ilhas que ficam próximas. A experiência vale muito a pena, principalmente para quem quer se encantar com a beleza da natureza nativa, além de conhecer um pouco mais sobre a história da ilha de Florianópolis.

Praia Brava: perfeita para o surf nas praias de Florianópolis

Lembra que falamos sobre as exceções no norte da ilha? Esse é o caso da praia Brava. O nome já diz muito sobre a sua principal característica! Com suas ondas perfeitas para surfar e vista deslumbrante, a praia Brava reúne visitantes de todas as tribos. Desde jovens até esportistas, mas também agrada às famílias que buscam por sua beleza incrível.

Ainda é possível fazer trilhas por sua mata e também desfrutar de seus restaurantes e quiosques, sempre com muita música para deixar tudo ainda mais agradável e divertido. Então se você busca uma praia para surfar em Florianópolis, a praia Brava pode ser a ideal! 

Praia do norte de Florianópolis: Ingleses

A praia dos Ingleses é um dos destinos mais movimentados de Florianópolis durante o ano todo, principalmente durante o veraneio. Conhecida também por ser uma das praias de maior extensão do norte da ilha, repleta de bares, restaurantes, lojas e atrai tanto jovens quanto famílias e turistas.

Enquanto que de um lado de sua extensão a água é calma e cristalina, perfeita para famílias com crianças e idosos, do outro você encontra o mar mais agitado, ideal para a prática de surf. Ou seja, é uma praia que agrada qualquer tipo de turista!

Além disso, essa praia também é um ponto de pescadores, e carrega até hoje o título recordista em lance de tainha, peixe típico da região. Sendo assim, é quase um pecado você visitar a região e não experimentar o peixe típico de Florianópolis.

Por fim, na praia dos Ingleses, no seu canto direito, você pode ter acesso às dunas que se estendem até a praia do Santinho. Ali, é possível alugar pranchas para a prática de sandboard, que pode ser uma ótima atividade de entretenimento entre amigos e familiares. Vale a pena para se divertir!

Praia do Santinho

Vizinha da praia dos Ingleses, a praia do Santinho se destaca pela prática do surf com suas ondas fortes, mar aberto e longa faixa de areia que, na parte mais ao norte, se transforma em longos campos de dunas.

imagem da Praia do Santinho
Praia do Santinho

Famosa também pelo seu encontro entre o mundo moderno e a pré-história, lá você encontra um dos maiores acervos de arte rupestre em Florianópolis, com trabalhos que datam mais de 5 mil anos.

Em contrapartida, a praia também é agraciada com um complexo hoteleiro de luxo que atrai turistas e empresários do mundo inteiro. E é com essa dica que chegamos ao fim do post. Gostou das informações? Se você quiser saber mais sobre as praias da Ilha da Magia, confira mais sobre as principais praias de Florianópolis!

    by
  • Paulo Teixeira Pavão

    Paulo Teixeira Pavão é natural de Porto Alegre / RS, apaixonado por esportes, praia e sua família. Frequenta a praia de Jurerê e Florianópolis desde 1975. Há mais de 30 anos trocou Porto Alegre e veio morar e trabalhar em Jurerê. Apaixonado por Jurerê e Florianópolis, é cliente e frequentador assíduo das principais atrações, comércios, restaurantes e experiências que a região oferece.

Deixe um comentário

ONDE ESTAMOS

Rua Jorge Cherem, 184 - Jurerê Florianópolis / SC
88053-620

Ir com Google Maps

Ir com Waze

ATENDIMENTO AO CLIENTE

+55 (48) 3282-5522

[email protected]

REDES SOCIAIS